Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2009

Treinar? Cuide se!

Escolha Bem Seu Trainer (treinador)

Autor: José Vilar
30/06/2004

Infelizmente o mercado relacionado à atividade física ainda é muito novo e desorganizado, o que permite que alguns oportunistas se passem por profissionais, e mesmo alguns profissionais credenciados atuem em áreas nas quais não têm experiência. No entanto o mais importante é que as pessoas aprendam a escolher o melhor profissional para a sua necessidade.

O quesito básico para qualquer profissional de atividade física é o diploma de nível superior em Educação Física e/ou expêriencia na área. Não se enganem, médicos entendem de doenças, fisioterapeutas de reabilitação, praticantes de esportes ou musculação de praticar e não de montar treinos, ou seja, atividades físicas só com Educadores Fisicos.

O segundo passo é ver se sua área de atuação corresponde ao serviço que você está procurando. Por exemplo, se você quer contratar um Personal Trainer, você deve procurar um professor com experiência em Musculação e Treinamento Esportivo, e não um professor de natação ou futebol que nunca entrou numa academia. Seria a mesma coisa que você querer fazer uma cirurgia cardíaca com um oftalmologista, ou fazer maquiagem com um pedreiro!

Pronto! Você achou um profissional graduado e/ou com experiência na área de treinamento físico, como saber se ele é um bom profissional? Normalmente é fácil identificar um bom profissional apenas pelo linguajar: ele não vai te orientar na "malhação" e sim no seu TREINO, ele não vai falar sobre a "parte da frente da coxa" e sim sobre a REGIÃO ANTERIOR DA COXA, ele não vai falar pra você "esticar o braço" e sim EXTENDER O BRAÇO. E muito importante também: ele não vai ter respostas objetivas para perguntas cretinas do tipo "qual o melhor exercício para crescer o bíceps?" ou "se eu tomar albumina eu aumento quantos quilos?"

Um bom serviço de Personal Trainner não é só o professor ficar do lado do aluno dizendo 3 séries de 12 aqui ou 4 séries de 15 ali, imagino que a maioria das pessoas tem capacidade cognitiva suficiente para contar o número de séries e repetições de um treino. Antes de tudo ele deve realizar uma Avaliação Física completa seguida de uma avaliação médica (se/quando necessário). Desconfie se o seu professor quiser começar seu treinamento sem nenhum tipo de avaliação.

Outro quesito importante é o planejamento, peça para ver o cronograma do seu treinamento, no qual deve estar detalhado o que vai ser feito em cada momento do treinamento e os objetivos de cada programa de treino. Lembre-se, atividade física mal orientada além de não atingir seus objetivos é potencialmente prejudicial à saúde!

Agora, escolha seu profissional e Bom Treino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário