Pesquisar este blog

domingo, 15 de novembro de 2009

CREATINA: Vilã ou Heroina

CREATINA

A uns dias atras, alguns alunos, na academia, conversavam sobre o uso da creatina, qual seria seus resultados e efeitos colaterais. Fui atras e espero que conseguir tirar algumas duvidas sobre essa potente substância.


Uma das mais polêmicas e eficientes substâncias entre os suplementos alimentares, a creatina é um dos suplementos mais utilizados pelos esportista em todo mundo, mas atualmente está proibida no Brasil.


A Creatina é uma substância orgânica encontrada principalmente em carnes (especialmente de vaca e porco) e peixes (como atum, arenque e salmão). Em dietas em que são ingeridos 1g a 2g de proteína por quilograma corporal, cerca de 50% das necessidades de Creatinasão atendidas, mas isso não é suficiente, especialmente para quem treina. "Apesar de boa parte da Creatina poder ser obtida por meio de uma dieta rica em proteínas animais, são necessarias grandes quantidades ( por exemplo; 1kg de carne vermelha aproximadamente para uma obtenção de 5g da substância, o que seria a necessidade para um individuo de 70kg e físicamente ativo), o que não seria tão prazeroso, barato ou até mesmo indicado para pessoas que necessitam de aumento na concentrasão muscular desta substância, por isso a suplementação é indicada"
Nosso organismo também produz creatina pelos rins, figados e pâncreas por meio dos aminoacidos Glicina, Arginina e Metionina. Dento do corpo, ela é encontrada prioritariamente na musculatura esquelética (mais de 90%) e estudos mostram que quanto maior sua concentração maior a capacidade de força muscular e restencia em esforço de alta intensidade e curta duração
Em relação a sua atuação no exercício físico, é mais benéfica em atividades curtas e de altas intensidades por exemplo, uma serie de musculação. "A Creatina encontra se na musculatura esquelética (65%) como Creatina - Fosfato (CP) e o restante (35%) na forma de Creatina Livre, juntas forma um sistema de formação de energia P-Cr. Este sistema pode gerar grandes quantidades energia em um curto espaço de tempo (muito potente), porém, com duração muito curta. Assim, a energia necessária para suprir exercícios máximos com duração de até 10segundo provém em mais de 94% deste sistema. Em exercícios com duração aproximada de 1 minuto, essa contribuição cai para 50%.
No entanto existe um limite: a concentração máxima para um homem de 70kg, por exemplo, é de 160mmol/kg, o equivalente a 120g, mas esses valores podem se alterar segundo a idade, nível de condicionamento físico, tipo de fibras musculares predominantes, niveis hormonais e doenças associadas.
Nos próximos dias publicarei mais assuntos relacionado a polêmica Creatina.
Até a próxima galera!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário