Pesquisar este blog

domingo, 2 de janeiro de 2011

CUIDADOS COM TENDÃO DE AQUILES

Há uns 20 dias tive uma surpresa bem desagradável. Por consequência de uma lesão antiga, e mal cuidada, meu Tendão de Aquiles se rompeu por completo. Por esse motivo resolvi pesquisar algumas lesões comuns com esse tendão e alguns cuidados/tratamentos possiveis para se ter uma boa recuperação e poder voltar as atividades normais sem medo.


                  As alterações que podem ocorrer no tendão de aquiles de atletas compreendem as paratendiites, tendinites, bursite retrocalcaneana e ruptura do tendão.



PARATENDINITE
É a inflamação do paratendão que pode ocorrer com ou sem o envolvimento do tendão. O paratendão pode inflamar por erro de treinamento, calçado inadequado, encurtamento muscular do tríceps sural, aquecimento ou alongamento inadequados.
O atleta apresentará dor na região posterior do calcanhar que piora com a atividade física, estando frequentemente relacionado ao aumento abrupto da carga de treinamento.

O exame físico demonstra aumento da sensibilidade à palpação da região do tendão calcâneo, edema localizado, calor local, claudicação.


TENDINOSE

A tendinose parece ser um processo degenerativo relacionado à idade que pode ocorrer sozinho ou associado com a paratendinite. Uma avaliação histológica revelou hipercelularidade, proliferação vascular e uma estrutura de fibras anormal, diferente de um processo inflamatório.

Ao exame, encontra-se dor à palpação sobre a inserção do tendão ou cerca de 4 cm acima, freqüentemente associado com edema. O paciente se queixa de dor na deambulação e piora quando fica muito tempo em pé.



BURSITE RETROCALCANEANA

É caracterizada pela inflamação da bursa retrocalcaneana, que se encontra ter o calcâneo e o tendão de Aquiles, estando algumas vezes associado ou a tendinopatia ou a paratendinite e freqüentemente há uma tuberosidade posterior e superior proeminente, denominada deformidade de Haglund.

Ao exame o paciente apresentará edema e dor medial e lateral ao tendão de Aquiles.



RUPTURA DO TENDÃO DE AQUILES

A ruptura do tendão de Aquiles tipicamente ocorre após uma dorsiflexão forçada e o paciente tem a sensação de que levou uma pedrada ou um chute na panturrilha, devido a forte dor que sente no local. Apesar da dor súbita, muitas vezes o atleta chega ao atendimento médico praticamente sem dor, caminhando com certa dificuldade e impossibilitado de fixar nas pontas dos pés.

Ao exame, encontra-se edema no local, dor à palpação e freqüentemente é palpável um defeito no local da ruptura. Um exame clássico para diagnóstico é o teste de Thompson, que consiste em posicionar o paciente em decúbito ventral e a seguir o médico realiza a compressão da panturrilha com a mão. Se não houver a flexão plantar do pé ou uma grande diminuição desta, estará confirmado o diagnóstico de ruptura do tendão de Aquiles.


TRATAMENTOS

Paratendinite, Tendinose e Bursite Retrocalcaneana

Estas patologias são adequadamente tratadas com repouso, aplicação de gelo, administração de anti-inflamatórios e tratamento fisioterápico. O tratamento cirúrgico é exceção.

Ruptura do Tendão de Aquiles

Têm sido publicados diversos trabalhos sobre o tratamento do tendão de Aquiles roto, alguns defendendo o tratamento conservador, outros o tratamento cirúrgico
A maioria dos autores recomendam o tratamento cirúrgico, devido a menor taxa de re-ruptura e o rápido retorno a atividade.


fonte: www.copacabanarunners.net/tendao-de-aquiles.html





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário